Dízimo

Razões para ser dizimista

1. Fui batizado, recebendo a missão de evangelizar minha comunidade de fé.
  2. Seguindo os ensinamentos de Jesus, sou um evangelizador, compartilhando o Evangelho conforme registrado em Mateus 28:19.
  3. Reconheço que a evangelização é um esforço coletivo, unindo-me aos meus irmãos e irmãs na fé.
  4. Como parte da Igreja, busco viver em consonância com minha fé, assumindo as responsabilidades e prioridades dela.
  5. Contribuo para que o Evangelho chegue a diferentes contextos e ambientes, participando ativamente nas pastorais.
  6. Compreendo minha corresponsabilidade na obtenção de recursos para a manutenção da paróquia, junto com outros membros.
  7. Expresso minha gratidão a Deus ao contribuir financeiramente, reconhecendo suas bênçãos em minha vida.

É necessário que saibamos por que contribuímos com o dízimo. Quanto mais tivermos consciência do significado e do valor da nossa contribuição, tanto mais contribuiremos com alegria, generosidade e fé. Abramos o coração para Deus e para a comunidade, assumindo o nosso batismo que nos vocaciona para a santidade e nos faz evangelizadores.

O dízimo está ligado à fé e à comunidade de fé de várias maneiras:

Vamos juntos?

Para ser dizimista, basta procurar a pessoa responsável na sua comunidade, a secretaria ou clique no botão abaixo e lhe ajudamos

Perguntas frequentes

O dízimo é uma contribuição regular dos fiéis, que sustenta tanto a comunidade quanto a Igreja. É um compromisso de fé, refletindo a experiência de Deus e a amizade na comunidade. Diferencia-se de uma obrigação legal, sendo uma escolha pessoal moralmente comprometida. É sistemático e periódico, geralmente mensal ou anual, e não deve ser visto apenas como fonte de recursos para outras atividades pastorais. Sua prática é baseada na experiência de Deus, no amor fraterno, na consciência bem formada e na regularidade dos contribuintes. A quantidade a ser doada é uma decisão individual, guiada pela Palavra de Deus e sensível às necessidades da Igreja e dos necessitados.

O dízimo tem raízes na Sagrada Escritura, refletindo a progressão da Revelação divina em direção a Cristo. Surge de um coração grato pela presença de Deus e sua generosidade. Desde os patriarcas, o dízimo é expressão de gratidão a Deus. Moisés estabelece-o como um preceito, sustentando os levitas e auxiliando os necessitados. Os profetas destacam a importância da fidelidade à Aliança. Nos Evangelhos, Jesus critica a formalidade vazia do dízimo e exalta a generosidade e a partilha. Nas primeiras comunidades cristãs, a partilha era natural, não imposta. Paulo enfatiza a importância da doação voluntária e alegre, em servir a Cristo e aos outros. A prática do dízimo, tanto no Antigo Testamento quanto no Novo, é motivada pelo reconhecimento de Deus e pela gratidão. No entanto, é necessário repensar a abordagem do dízimo baseada na “teologia da prosperidade”, que deturpa seu verdadeiro significado e a relação com Deus revelada por Jesus Cristo.

1. Realização do culto divino e evangelização.
  2. Sustento do clero e outros ministros.
  3. Manutenção de obras de caridade e missão da Igreja.

Segundo o Direito Canônico, os fiéis têm a obrigação de ajudar nas necessidades da Igreja.

Oração do dizimista?

“Pai Santo, contemplando Jesus Cristo, vosso Filho bem amado que se entregou por nós na Cruz, e tocado pelo amor que o Espírito Santo derrama em nós, manifesto, com esta contribuição, minha pertença à Igreja, solidário com sua Missão e com os mais necessitados. De todo o coração, ó Pai, contribuo com o que posso: recebei, ó Senhor. Amém”.