“Vai, Francisco, e reconstrói
a minha Igreja em ruínas”

About Us

We are In a Mission to Help the Helpless

Faucibus interdum posuere lorem ipsum dolor sit amet. Porttitor rhoncus dolor purus non enim praesent elementum.
Ordem Terceira

Turpis egestas maecenas pharetra convallis posuere morbi

Charity

Pretium vulputate sapien nec sagittis aliquam malesuada

Emergency

Quam adipiscing vitae proin sagittis. Aliquet nec ullamcorper

Mask group
Frades

Our Project in the World

Libero nunc consequat interdum varius sit amet. Convallis aenean et tortor at risus viverra. Purus in massa tempor nec feugiat nisl. A erat nam at lectus urna. Odio ut sem nulla pharetra diam sit amet nisl. Vestibulum rhoncus est pellentesque elit ullamcorper dignissim cras.
0 +
Different Projects Done with the Help of Donators
We Were Able to Help for Variety of Reasons
Irmãs

Irmãs Franciscanas de São José

As Irmãs Franciscanas de São José começaram seu trabalho em Ituporanga, SC, em 15 de fevereiro de 1936, a pedido de Frei Gabriel Zimmer. Inicialmente, três irmãs cuidavam dos doentes no Hospital Bom Jesus, uma pequena casa de madeira. Diante das dificuldades, outras três irmãs se juntaram a elas em 1942. Mesmo diante de obstáculos, as irmãs decidiram continuar o trabalho, inspiradas pelo pedido de uma delas em seu leito de morte. Em 1947, lançaram a pedra fundamental para um novo hospital. Ao longo dos anos, a comunidade cresceu e foi chamada de “Fraternidade Bom Jesus”. Com o aumento da demanda, o espaço físico foi expandido e reestruturado, refletindo a coragem, doação e confiança no Senhor Bom Jesus. Muitas irmãs dedicaram suas vidas a essa causa, algumas das quais já partiram, enquanto outras continuam seu serviço de misericórdia. Em homenagem à Irmã Paulina Sens, que dedicou 60 anos à causa, uma Unidade de Terapia Intensiva foi dedicada a ela em 2010, e um memorial em sua honra foi inaugurado em 2016, marcando os 80 anos de serviço do Hospital Bom Jesus.

Irmãs na comunidade (Hospital Bom Jesus)

Na fraternidade xxx

Ordem Franciscana Secular

Fraternidade São Francisco Solano - Ituporanga
Fraternidade São Francisco das Chagas - Atalanta

A Ordem Franciscana Secular (OFS) é uma ordem religiosa leiga na Igreja Católica Romana, fundada há mais de 800 anos, que segue a espiritualidade e os ensinamentos de São Francisco de Assis. Destinada a homens e mulheres, casados ou solteiros, que vivem no mundo secular, a OFS permite que seus membros vivam o Evangelho conforme o carisma franciscano. Eles seguem uma regra de vida baseada em simplicidade, pobreza, humildade, amor fraterno e cuidado com a criação. Fazem promessas de viver o Evangelho e se comprometem a refletir os princípios franciscanos em suas vidas cotidianas. Antes da admissão plena, os candidatos passam por um período de formação, que inclui o estudo da vida de São Francisco e da regra da OFS. Os franciscanos seculares são chamados a ser testemunhas do Evangelho através de atividades como trabalho voluntário, promoção da justiça social, cuidado com os pobres e marginalizados, e iniciativas de cuidado com o meio ambiente. Em resumo, a OFS oferece aos leigos uma forma de viver o carisma franciscano diariamente, inspirando-os a seguir Jesus Cristo conforme o exemplo de São Francisco de Assis, com compromisso de amor, serviço e fraternidade.

Em nossa paróquia, temos hoje duas fraternidades contando com Frei Marcos Prado como assistente espiritual.

Fraternidade São Franscico Solano
Conto com 17 membros ativos 10 são professos
-5 estão em formação
-2 100 simpatizantes
Os encontros acontecem sempre no 3º domingo de cada mês na sala Frei Jerónimo as 09h15. Atividades incluem formação, estudo da regra e momento de espiritualidade. Além disso, no 3º domingo as 8h participamos da missa na Igreja Matriz Santo Estevão, onde a animação liturgia são conduzidas pela fraternidade São Francisco Solano.
Ministra da Fraternidade: Vera Lucia Garcia

Fraternidade São Franscico das chagas
Conto com 15 membros ativos
-15 são professos
Os encontros acontecem nas casas dos irmãos facilitando a locomoção de alguns membros e também desta forma incluindo a participação de suas famílias.  Estes encontros acontecem sempre no primeiro sábado do mês as 15:00 ou no sábado que antecede o primeiro domingo – por exemplo se no domingo é dia 01 nossa reunião acontece no sábado dia 30 ou 31. Somos responsáveis pela missa que acontece no sábado a noite que segue o mesmo padrão ocorrendo no primeiro sábado ou no sábado que antecede o primeiro domingo do mês. Em nossa missa, sempre há a bênção do pãozinho de Santo Antonio, que é distribuído para toda a comunidade. De tempos em tempos efetuamos a coleta de lixa SC que liga os municípios de Atalanta e Agrolândia.

Ministro da Fraternidade: Artur Lima

Em um gesto de unidade, as duas fraternidades realizam seu retiro anual juntos.

As duas fraternidades contam com
Frei Marcos Prado como assistente espiritual

Seminário São Francisco de Assis

O Seminário Menor de Rodeio, em Santa Catarina, foi transferido para Ituporanga em 1964 devido à necessidade de um novo espaço. O novo local, inaugurado em 1965, passou a se chamar Instituto São Francisco de Assis e depois Seminário São Francisco de Assis. Ao longo dos anos, passou por várias mudanças, incluindo a ampliação para incluir as séries do Primeiro Grau e depois apenas o Aspirantado a partir de 2001. Desde 2011, passou a receber adolescentes para cursar o Ensino Médio e, a partir de 2014, voltou a acolher jovens e adultos Aspirantes, após a experiência nas Fraternidades de Acolhimento Vocacional.