Movimentos e pastorais

Ministros Extraordinários da Sagrada Eucaristia, da Palavra e das Exéquias
Ministros Extraordinários da Sagrada Eucaristia, da Palavra e das Exéquias

Os Ministros Extraordinários são leigos escolhidos e capacitados pela Igreja Católica para colaborar com o clero em algumas funções específicas, especialmente em locais onde há escassez de sacerdotes. Esses ministros exercem serviços extraordinários, ou seja, auxiliam em situações em que o sacerdote não pode estar presente ou quando o número de fiéis justifica a necessidade de apoio.

Aqui estão os três tipos principais:

1. Ministros Extraordinários da Sagrada Eucaristia:

• Função: Ajudam na distribuição da Sagrada Comunhão durante as missas e em outros momentos, como visitas a doentes e idosos que não podem participar das celebrações na igreja.
  • Quando atuam: Somente em ocasiões específicas, como quando há muitos fiéis para comungar ou quando não há sacerdotes ou diáconos suficientes para a distribuição da Eucaristia.
  • Importância: Garantem que a Comunhão, que é central para a vida cristã, seja levada a todos os fiéis, especialmente os que estão impossibilitados de comparecer fisicamente à missa.

2. Ministros Extraordinários da Palavra:

• Função: Podem presidir Celebrações da Palavra (quando não há missa) e proclamar a leitura das Escrituras em eventos litúrgicos ou pastorais, como grupos de oração, encontros comunitários, e celebrações que não envolvam a Eucaristia.
  • Quando atuam: Geralmente em comunidades onde o sacerdote não está disponível regularmente para celebrar a missa, especialmente em regiões mais afastadas.
  • Importância: Ajudam a manter a presença da Palavra de Deus na comunidade, garantindo que os fiéis tenham acesso à escuta e reflexão sobre as Escrituras, mesmo na ausência de um sacerdote.

3. Ministros Extraordinários das Exéquias:

• Função: Podem presidir os ritos das exéquias, como velórios e funerais, quando um sacerdote não pode estar presente. Isso inclui fazer as orações e rituais de despedida do corpo do falecido.
  • Quando atuam: Em situações onde o sacerdote está impossibilitado de realizar o rito fúnebre ou em comunidades que enfrentam carência de padres.
  • Importância: Acompanha as famílias em um momento de dor e luto, assegurando que a Igreja ofereça apoio espiritual e rituais adequados de despedida cristã, mesmo na ausência do clero.

Esses ministros não substituem os sacerdotes, mas complementam seu trabalho, permitindo que as funções essenciais da Igreja continuem sendo realizadas, especialmente em comunidades com poucos recursos. A atuação deles é sempre temporária e sob a orientação e aprovação do bispo local ou do pároco.

Coordenação Paroquial Ministros Extraordinários da Sagrada Eucaristia, da Palavra e das Exéquias
Chapadão do Lageado: Marcos A. Jasper 47-996450068
Atalanta: Eugenio Hoepers 47-988676657
Cerro Negro: Maristela W. Koerich 47-988027424
Petrolândia: Ana Carolina C. Capistrano 47-992685756
Ituporanga: Marlize Mees Longen 47-988141785

Movimento
Movimento Cursilho de Cristandade (MCC)
Movimento de Irmãos
Pastoral da Comunicação – Pascom
Pastoral da Comunicação – Pascom

A PASCOM (Pastoral da Comunicação) tem um papel fundamental dentro da Igreja Católica, sendo responsável por promover e facilitar a comunicação entre a comunidade e suas diversas atividades. Suas atribuições podem variar conforme a realidade local, mas em geral, incluem:

1. Planejamento e execução de estratégias de comunicação: A PASCOM organiza e coordena os meios de comunicação da paróquia ou diocese, utilizando plataformas como redes sociais, sites, rádio, TV, entre outros, para divulgar eventos, celebrações e notícias.
  2. Formação de comunicadores: Oferece capacitação para voluntários que desejam atuar na comunicação da Igreja, incentivando o uso de novas ferramentas e técnicas de mídia para melhorar a evangelização.
  3. Cobertura e divulgação de eventos: Registra e divulga eventos e celebrações religiosas, garantindo que a comunidade se mantenha informada sobre as atividades da paróquia e diocese.
  4. Criação de materiais de comunicação: Produz conteúdos como boletins, newsletters, vídeos e postagens em redes sociais, sempre buscando aproximar a mensagem da Igreja com a realidade da comunidade.
  5. Integração das pastorais: Atua como uma ponte entre as diferentes pastorais, ajudando a coordenar a comunicação interna para que todas trabalhem de maneira alinhada e eficaz.
  6. Promoção da evangelização digital: Incentiva o uso das mídias digitais para a evangelização, levando a mensagem do Evangelho para além dos limites físicos da paróquia.
  7. Relacionamento com a imprensa: Em casos de eventos maiores ou de relevância social, a PASCOM pode também estabelecer uma ponte entre a Igreja e a mídia secular, garantindo que a cobertura da imprensa seja feita de forma precisa e respeitosa.

A PASCOM é, essencialmente, o “rosto e a voz” da Igreja nas comunidades, cuidando para que a mensagem cristã seja transmitida de maneira clara, acessível e acolhedora.

Coordenação: André Kinal

Movimento
Renovação Carismática Católica (RCC)